Em 28 de abril de 2009, o então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o governador José Serra anunciavam convênio para alterar o projeto do corredor de ônibus Expresso Tiradentes, passando então a chamar-se Metrô Leve Expresso Tiradentes, o que se tornaria o monotrilho da Linha 15-Prata, que ligaria a Vila Prudente até a Cidade Tiradentes: um projeto ambicioso com 26,6 quilômetros de extensão e 54 trens em operação.
Cinco anos depois, o primeiro trecho foi entregue, mas somente entre a Vila Prudente e Oratório, e depois de seis anos, o monotrilho chegou até São Mateus.
Dois anos depois, foi acrescentado mais uma estação a leste, a Jardim Colonial, e o monotrilho passou a ter onze estações e um pouco mais de quatorze quilômetros de extensão.
Na atualidade, está em curso a obra para levar a Linha 15 até a Jacu-Pêssego, mas após quase dez anos desde a primeira inauguração, o monotrilho ainda não tem previsão de chegar até o Populoso bairro de Cidade Tiradentes. São mais 6,9 quilômetros entre as estações Jacu-Pêssego e Hospital Cidade Tiradentes.
Há entraves importantes como o alargamento de uma avenida. “O trecho a partir de Jacu-Pêssego, com atendimento até Hospital Cidade Tiradentes, encontra-se em análise, uma vez que depende de ações conjuntas com a PMSP, principalmente no que se refere ao alargamento da Estrada do Iguatemi”, informa um comunicado da operadora em seu site.