A operação do novo sistema de sinalização na Linha 3-Vermelha do Metrô ficou para setembro de 2024, segundo o último relatório de empreendimentos da companhia, datado do mês de dezembro.
O novo sistema de sinalização é conhecido pela sigla de CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”. Já opera nas Linhas 1-Azul e 2-Verde, além das linhas 4-Amarela, 5-Lilás e monotrilho da Linha 15-Prata.
Os sistema possibilita uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.
Integra o sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.