O Metrô de São Paulo retomou a licitação para manutenção dos trens da Linha 15-Prata do monotrilho. O fato ocorre em meio a protestos do sindicato dos Metroviários, que é contra a contratação.
Trata-se de 27 trens do modelo Innovia 300, produzidos pela Bombardier. No entanto, duas unidades, a M22 e M23, não aparecem em uma lista no documento da licitação. São os trens que se chocaram em janeiro de 2019, na estação Jardim Planalto, quando o segmento ainda estava fechado para passageiros. Segundo o site MetrôCPTM, outros dois trens, o M14 e M15, que também bateram, retornaram à operação.
Ao mesmo tempo, a partir do segundo semestre deste ano, a empresa deve iniciar o recebimento de dezenove novas composições, que vão ajudar na operação, sobretudo nas extensões até Jacu-Pêssego e Ipiranga.
Recorde de passageiros
O monotrilho da Linha 15-Prata bateu novo recorde de passageiros transportados. Segundo relatório Passageiros Transportados por Linha – 2023, divulgado no site da operadora, em setembro o sistema de transporte teve uma média de 128 mil passageiros transportados por dia. A máxima diária chegou a 134 mil passageiros.
O recorde tinha sido batido em agosto, quando a média diária tinha sido de 124 mil passageiros por dia, e a máxima em 131 mil usuários/dia.