A malha de metrô de São Paulo não deve crescer no ano e 2024, permanecendo em 6 linhas, 91 estações e pouco mais de 104 quilômetros de extensão.
Levantamento do Via Trolebus com base em comunicados e declarações de autoridades mostra que a capital paulista não verá sua extensão metroviária crescer em 2024. Somente a rede de trens metropolitanos deve ganhar mais cerca de dois quilômetros e uma estação: Varginha. Haverá ainda a entrega do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, sendo uma via elevada de 2,7km de distância, que fará a ligação entre a estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM – Linha 13 aos Terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Já sobre as linhas em expansão, a expectativa é que sete linhas estejam em obra, sendo que nas linhas 4 e 5 é prometido o início das intervenções. Confira:
– Linha 2-Verde: chegar até a Vila Prudente;
– Linha 4-Amarela: promessa de início de obra até Taboão;
– Linha 5-Lilás: promessa de início de obra até Jardim Ângela;
– Linha 6-Laranja: finalização de obras brutas das estações;
– Linha 15-Prata: prosseguimento de obras até Jacu-Pêssego e inicio das construções ate Ipiranga;
– Linha 17-Ouro: prosseguimento de obras.
Trem de media velocidade
Há ainda a expectativa de que o Governo do Estado assine o contrato de concessão da Linha 7-Rubi e Trem Intercidades Barra Funda-Campinas. O leilão está marcado para fevereiro, e se o Estado conseguir tirar do papel, a entrega do eixo de transporte deve ocorrer somente na década que vem.