Mais dois ônibus foram incendiados em Gramacho, Duque de Caxias. A Semove – Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro, que representa 184 empresas em todo o Estado, repudia os ataques criminosos em veículos da empresa Santo Antônio, na tarde desta segunda-feira (29). Em quinze dias, já são quatro casos de incêndios a ônibus registrados neste primeiro mês do ano no Estado do Rio.
Nos últimos dez anos, foram inutilizados 269 ônibus por incêndios criminosos. A inexistência de seguro para este tipo de prejuízo inviabiliza o investimento na renovação da frota e prejudica diretamente a população.
Segundo a federação, o custo para reposição dos veículos incendiados desde 2014 soma, em valores atuais, pouco mais de R$ 212 milhões. “É importante destacar que um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo mínimo para que haja a reposição de um veículo no sistema de transporte.”
A federação pede a colaboração da população com informações que levem aos autores dos ataques por meio do Disque Denúncia, para que sejam levadas diretamente às forças de segurança para as devidas providências. O anonimato é garantido, inclusive nas mensagens de Whatsapp. O número é 2253-1177.