Um trem expresso entre Mogi das Cruzes e o Brás pela Linha 11-Coral parece algo impossível nos dias atuais por conta da limitação das vias, com uma em cada sentido no trecho.
Mas dos anos 60 a 70, existiu um serviço do tipo, o chamado Trem Alvorada, operado pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), de acordo com a página “Fotos Antigas- Preservação Da Memória Fotográfica”, no Facebook.
O trem ia da Estações Mogi das Cruzes até Roosevelt (atual Brás da CPTM). Segundo a publicação, era uma composição de 3 carros de serviço suburbano e obedecia paradas somente nas estações: Jundiapeba, Suzano e Calmon Viana.
“O Alvorada era um trem Expresso de verdade! Entre Roosevelt e Mogi só tinha parada em Suzano, e cumpria o trajeto na casa dos 50 minutos. Com 12 anos, fui com amigos de São Miguel até Roosevelt e viajamos no Alvorada. Em Suzano corremos para visitar os outros vagões. Eram TUE 200 e 400 modificados. E entre Suzano e Mogi dava sensação de sair fora dos trilhos, a mais de 100km/h. Para os padrões, era um trem caro, tipo 3 vezes a tarifa do subúrbio comum. Hoje seria R$ 10?”, diz um relato do site Estações Ferroviárias.