VLT

Cuiabá prevê VLTs maiores e cria comissão para implantar projeto

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, editou decreto que cria uma Comissão Técnica para coordenação e execução das ações necessárias à implantação do VLT na cidade. O grupo, segundo a prefeitura, terá coordenação geral do chefe do Executivo Municipal.

Segundo comunicado do poder público, o projeto poderá ser contemplado com recursos federais por meio do Ministério das Cidades. A comissão será composta por representantes do gabinete do prefeito, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (assumirá a coordenação geral, em caso de eventual impossibilidade temporária do Prefeito); Gestão; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Obras Públicas e Procuradoria Geral do Município.

“Faz-se importante ressaltar que, o projeto para a implantação do modal segue as especificidades do edital do Novo PAC Mobilidade Urbana, garantindo o investimento federal para transportes de alta e média capacidade, incluindo metrôs, trens urbanos e VLTs”, diz trecho da nota.

“Mediante o investimento do governo federal no projeto do VLT Cuiabano será possível realizar o sonho do povo cuiabano em ter um transporte sustentável, silencioso, digno, que vai promover não só, o desenvolvimento econômico, urbano e social, mas vai garantir dignidade para os usuários do transporte coletivo. Vamos colocar Cuiabá na linha de frente das grandes cidades do Brasil e do Mundo que adotaram o moderno sistema do VLT”, afirmou o prefeito.

O novo VLT Cuiabano deve ir até o Distrito Industrial, no trecho Coxipó. Em comparação com o projeto original, que possuía 22.180 metros e 33 estações, a reestruturação proposta pelo município de Cuiabá aumentará o VLT para 23.125 metros, com 03 terminais de integração, 01 estação de conexão e 32 estações de transbordo.

A região teve previsto um outro sistema que iria até Várzea Grande. Mas foi suspenso em 2015, e o governo do estado, em 2022, substituiu por um BRT. Os 40 trens remanescentes podem ser transferidos para a Bahia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus