Os painéis indicativos de destinos e linhas geralmente são placas com adesivos. Mas nas estações Barra Funda e Brás, esses painéis devem ser de LED. A CPTM está implantando painéis com comunicação digital interativa para divulgação de informações de prestação de serviço sobre a circulação de trens para melhorar a experiência e a jornada do passageiro nos seus deslocamentos.
De acordo com comunicado da operadora, inicialmente, as estações Palmeiras-Barra Funda e Brás devem receber os equipamentos, que passarão por testes e operação assistida ao longo dos próximos meses.
O site conferiu a nova funcionalidade em Barra Funda. A empresa explicou que os equipamentos contemplam diferentes formatos e tamanhos, como totens em LED, painéis e monitores digitais e vídeo wall, com funções indicativas e direcionais.
Tempo de chegada do trem
Outra novidade é que a partir do 1º trimestre de 2024, os passageiros que se deslocarem pela estação Palmeiras-Barra Funda poderão utilizar painéis touchscreen distribuídos ao longo do percurso, desde o acesso até o embarque. Sobre a linha de bloqueios também haverá painéis de linha corrida. Próximos aos acessos, as pessoas poderão pesquisar o mapa do transporte metropolitano, dos arredores e das linhas da CPTM, regulamentos de viagem, orientações de alerta e campanhas educacionais operacionais.
Já os painéis das plataformas terão informações sobre a operação das linhas, tempo estimado de chegada do próximo trem, destino do trem e possibilidade de inclusão de outras informações operacionais para melhorar a experiência do passageiro. As informações serão atualizadas de forma automática, em tempo real, e com comunicação direta com o CCO – Centro de Controle Operacional.
Na sequência, a estação Brás também terá à disposição dos passageiros o mesmo parque de equipamentos para informações.
A CPTM informou ainda que o investimento total nesta primeira fase de R$ 14,7 milhões, e a comunicação digital interativa tem a proposta de aprimorar ainda mais a conexão com o passageiro, além de ter aspectos de sustentabilidade e modernidade por reduzir as comunicações impressas e orientações fixas.
“A implantação da comunicação digital interativa sempre foi uma meta para CPTM. Nosso objetivo maior é que o passageiro, por meio do acesso prévio às informações, possa planejar melhor sua jornada otimizando o tempo de viagem. Sabemos que tempo é uma prioridade no cotidiano das pessoas e ajudar nos deslocamentos é uma forma de contribuir para a qualidade de vida”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.