O projeto de concessão da Linha 7-Rubi da CPTM junto com o Trem Intercidades (Barra Funda-Campinas) prevê que a operação tenha redução no intervalo. A mudança será possível com alterações no sistema que controla os trens.
A Secretaria de Parcerias e Investimentos publicou uma série de respostas do edital de licitação, de questões enviadas por possíveis concorrentes do leilão que deve ocorrer no final de fevereiro. O evento está marcado para o dia 29 de fevereiro, e prevê a concessão das linhas 7-Rubi, serviço expresso entre Barra Funda e Campinas, e o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas.
Segundo o documento, “a previsão é a que o sistema de sinalização para o trecho Barra Funda / Campinas seja instalado e permita intervalo de 3 minutos entre trens. O dimensionamento de energia deverá considerar, no mínimo, minimamente que o trecho Barra Funda / Francisco Morato terá intervalo de 3 minutos entre trens, o trecho Francisco Morato / Jundiaí poderá alcançar intervalo de 6 minutos entre trens e no trecho Jundiaí / Campinas na ordem de 7,5 minutos, uma vez que haverá compartilhamento entre os serviços objeto da concessão.”
O texto ainda cita que o Serviço Expresso também deverá ser considerado no dimensionamento do sistema de energia.
Audiência pública
O governo de São Paulo deve realizar no dia 6 de fevereiro a primeira audiência pública do Trem Intercidades. O encontro deve ser realizado no Teatro Bento Quirino, e vai marcar a primeira das audiências para falar sobre o projeto.
Será apresentado o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, exigido no licenciamento de empreendimentos que possam causar grandes impactos ambientais.