Nos últimos meses, o Brasil vem enfrentando uma forte onda de calor. A temperatura na cidade chegou a marcar 37,8ºC e a capital bateu seu recorde histórico, segundo o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
Quem utiliza o carro, sabe que o ar condicionado é um acessório importantes em tempos de temperaturas elevadas. Agora como manter a climatização nos trens, com as milhares de aberturas e fechamento das portas? Um trem conta com oito carros, e cada cada carro conta com oito portas. Nos trens das séries 7000 e 7500, operados pela ViaMobilidade, são dois equipamentos por carro, o que totaliza dezesseis equipamentos por trem.
A linha 8-Diamante, por exemplo, em seu trecho principal, conta com 20 estações, de Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, até Júlio Prestes, no centro a capital. Ou seja, por viagem, são pelo menos 20 abertura de portas. Isso significa que o ar condicionado instalados nesses trens precisa ser bastante potente.
A manutenção no ar condicionado nos trens precisa andar na velocidade das composições. O trem é levado para o coração das linhas 8 e 9, o Pátio Presidente Altino, que fica em Osasco. Cada unidade de ar condicionado é retirado do trem para as intervenções.
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda transportam por dia cerca de um milhão de passageiros, e nem sempre agradar toda essa massa com a temperatura ideal é algo fácil. A temperatura é determinada previamente, em torno de 23°.
Depois do processo de manutenção, os técnicos da operadora simulam o ar condicionado como se estivesse em operação.
O ar condicionado do trem funciona basicamente da seguinte forma: o ar entra pela lateral do equipamento e levado por meio desses dutos em cima do salão de passageiros. Ventiladores no teto são responsáveis por retirar o ar quente.
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