VLT

Alstom vai fornecer VLT para França com peças 95% recicláveis

A Alstom deve fornecer para a Métropole Européenne de Lille (MEL), estrutura intercomunitária composta por uma rede de grandes cidades na França, novos Veículos Leves sobre Trilhos – VLT para a Linha R e Linha T da rede de bondes. Um pedido inicial inclui 24 trens do modelo Citadis, com possibilidade de adição de mais 6. As primeiras entregas ocorrerão no início de 2026, com entrada em serviço prevista para meados de 2026.

Com 32,40 metros de comprimento e 2,40 metros de largura, os novos bondes da MEL possuem bitola métrica. Possuem 4 portas duplas de cada lado para facilitar a entrada e saída dos passageiros. Têm capacidade mínima de 196 passageiros.

Em cumprimento da legislação local PMR (Pessoas com Mobilidade Reduzida), os veículos dispõem de botões de abertura de portas ao nível adequado, bancos mais largos e zonas reservadas a cadeiras de rodas e carrinhos de bebé.

Os VLTs, segundo a fabricante, são energeticamente mais eficientes, graças à nova motorização, à gestão eficiente da temperatura interior e à iluminação 100% LED. Os bondes são ecologicamente projetados, com 95% recicláveis ​​e 99% reutilizáveis.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus