O ano 2024 deve ser agitado no ponto de vista de entrega de trens e fabricações de composições para o sistema metroferroviário de São Paulo, que compreende as linhas de metrô, trem e monotrilho.
Por falar em monotrilho, as duas linhas do sistema devem receber trens este ano. No caso da Linha 17-Ouro, as primeiras composições podem chegar em breve. No segundo semestre está previstas as primeiras composições adicionais da Linha 15.
Sobre as Linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos operadas pela ViaMobilidade, 26 estão programados para 2024, totalizando 36 comboios comprados.
O ano ainda começa com a possibilidade de início de fabricação dos trens da Linha 6-laranja de metrô. Não existe informações de como será a máscara e modelo do trem, mas a medida que o processo avance, esses detalhes poderão ser revelados.
Confira as produções previstas para 2024:
- Início da produção dos 44 novos trens para o Metrô de São Paulo (Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha). Licitação foi lançada no final do ano passado;
- Início da produção dos 22 trens da Linha 6-Laranja pela Alstom;
- Conclusão dos trens restantes da ViaMobilidade, do lote de 36 composições adquiridas da Alstom;
- Primeiros trens do lote de 19 composições da Linha 15-Prata. As primeiras chegam no segundo semestre de 2024. Estão em produção pela Alstom e CRRC na China;
- Primeiros trens do monotrilho da Linha 17-Ouro, em produção pela BYD, podem chegar em breve;
- Chegada dos três trens do Aermóvel de Guarulhos, em produção pela Marcopolo Rail.