Um documento da CCR aponta que os 40 trens do VLT (veículo leve sobre trilhos) do Mato Grosso possuem condições de operacionalização, mesmo com a inevitável degradação após 10 anos parados. A informação é do jornal A Tarde.
A análise técnica foi a pedido do governo do estado da Bahia, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). As entidades querem chegar a um preço aceitável para a compra dos trens. Na avaliação, a empresa estimou uma depreciação de 30% no valor original dos trens.
O Governo de Estado da Bahia tem planos de adquirir esses veículos para o futuro sistema de Salvador. Segundo o documento da empresa, o material rodante precisa passar por uma recomposição de suas condições originais.
Segundo o documento, mesmo com os 40 trens em condições de operar, o governo do estado deve estabelecer condições no processo de compra e venda, a exemplo de: garantia técnica; assistência pós-venda por pelo menos dois anos; a disponibilização de insumos para os primeiros meses de operação; toda a documentação técnica que viabilize o rastreamento da fabricação e os reparos dos componentes; além de manuais de operação e de manutenção.