A ViaMobilidade informou que deve até o fim de 2024, trocar 60 quilômetros de trilhos nas vias principais, de um total de 315 quilômetros.
Segundo nota da empresa, desta meta inicial, 30 quilômetros já foram trocados em 2023 por peças novas. Algumas das trocas são realizadas com barras de mais de 100 metros de comprimento.
Os trabalhos fazem parte da contrapartida prevista na contrato de concessão. “A modernização da via permanente está entre as nossas prioridades de atuação, uma vez que o contrato de concessão prevê investimentos na modernização das linhas 8 e 9 nos cinco primeiros anos de contrato”, afirma Alan Santana, gerente executivo de Manutenção da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
“Nosso desafio se torna ainda maior em razão da pequena janela de tempo que temos para executar os trabalhos de manutenção, que são programados entre 1h e 3h da manhã, quando o serviço de transporte não está operando. Alguns casos, chegamos a triplicar as equipes de manutenção para acelerar ao máximo o processo das melhorias”.