Adonai Arruda Filho
Trens Urbanos

Trem entre Itu e Salto tem recorde de passageiros

O Trem Republicano, que faz o trajeto entre as cidades de Itu e Salto, em São Paulo, encerra o ano com 30 mil passageiros embarcados, número 50% maior que em 2022. A previsão é chegar à marca de 65 mil visitantes até 2025.

O serviço turístico abriu em dezembro de 2020. “Desde o início nós acreditamos no potencial turístico da região. Itu e Salto ficam perto de aeroportos, possuem uma rede hoteleira completa, com resorts e opções para diversos públicos, além de uma população de cerca de três milhões de pessoas no entorno”, afirma Adonai Aires de Arruda, presidente do Trem Republicano.

São 7km pelo trecho urbano entre Itu e Salto. A linha férrea é paralela às duas rodovias, cruza o Rio Tietê em um trecho quase sem poluição e cruza outra ferrovia, responsável pelo transporte de cargas. Nos carros, os visitantes são acompanhados por guias, que contam a história da ferrovia, e por artistas que fazem performances durante o trajeto, que dura cerca de uma hora.

Além do passeio de trem, as estações do Trem Republicano contam com dois restaurantes, que operam com gastronomia diferenciada e o prato típico da região, a Parmegiana. “Temos os restaurantes Stazione de Itu e Salto, cada um com uma proposta diferente, que abrem independentemente do funcionamento do trem. A ideia é transformar as estações em pontos de encontro”, completa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus