Foto: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP
Metrô SP

Tatuzão da Linha 2-Verde “some” no solo com avanço de escavação

No final de novembro, o maior tatuzão da América Latina começava a escavar os túneis da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até a Penha.

O maior tatuzão da américa latina deve abrir um pouco mais de oito quilômetros de túneis entre os dois pontos da zona leste de São Paulo, e tornar a Linha 2-Verde, o maior ramal de metrô de São Paulo, com 23 km de extensão. A construção prevê um novo trecho de 8,4 km (sendo 8 operacionais) e oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão do ramal vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas.

O grande maquinário iniciou os trabalhos no Complexo Rapadura, que será um futuro estacionamento para oito trens. O tatuzão escava até o bairro da Vila Prudente, é desmontado, levado para a Penha, e volta a escavar até o Complexo Rapadura.

Imagens do perfil “Drone AGN” mostram que o maquinário já avançou e praticamente sumiu do campo de visão da vala do futuro estacionamento:

A expectativa é que a tuneladora avance até 15 metros por dia. O grande maquinário deve mobilizar cerca de 50 trabalhadores por turno, que por sua vez, pode chegar até três períodos. O tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô poderá terminar sua primeiro trecho de escavação no fim de 2024.

Nas imagens acima, é possível ver um túnel montado mesmo na vala aberta. A construção prevê esse “túnel falso” para que o tatuzão utilize o segmento como impulso para iniciar as escavações. Já abaixo do solo, enquanto o maquinário monta as paredes com anéis de concreto, utiliza o arco recém montado como impulso para continuar escavando.

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus