Divulgação
Metrô SP

Tatuzão da Linha 2-Verde faz primeira parada após escavar 127,5 metros

Depois de mais de um mês desde o início de suas escavações, a tuneladora Cora Coralina faz sua primeira arada para manutenção programada, de acordo com os canais oficiais da Engibras.

O tatuzão que está escavando os túneis entre a Vila Prudente e Penha, da Linha 2-Verde, perfurou 127,5 metros e “agora estamos realizando a parada programada para a montagem do quinto carrinho do backup”, informou a empresa.

O tatuzão pode terminar sua primeiro trecho de escavação no fim de 2024. O trecho em questão é entre o Complexo Rapadura e a região da Vila Prudente. Depois da primeira etapa, o maquinário é desmontado e remontado na Penha, e volta a escavar até o Complexo Rapadura, completando oito quilômetros de extensão.

O maior maquinário do tipo da américa latina deve abrir um pouco mais de oito quilômetros de túneis entre as novas estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão do ramal vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas.

O tatuzão tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro. Até 150 profissionais como engenheiros, mecânicos, técnicos, eletricistas trabalham diretamente na operação do equipamento, que ocorrerá em três turnos diários: ou seja, vai funcionar 24 horas por dia.

A tuneladora pesa 500 toneladas e é usada tanto para escavar como para revestir os túneis com anéis de concreto. Com 100 metros de extensão, o equipamento conta com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e mecanismo para a colocação das aduelas de concreto nos túneis.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus