O Metrô de São Paulo assinou um contrato de cessão de uso de um imóvel que pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal para implantação da extensão oeste do monotrilho da Linha 15-Prata, entre a Vila Prudente até a estação Ipiranga.
A operadora deve pagar mensalidade pelo uso do imóvel no valor de R$ 61.423,44, e prevê o uso de terreno para a estação Ipiranga, que vai permitir a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa.
A expansão a oeste prevê mais 1,8 km de vias e 1 estação (Ipiranga). O contrato de obra civil e sistemas assinado em 28/04/2023. Mas as construções ainda não começaram.
Segundo o relatório de empreendimentos do metrô datado do mês de novembro, atualmente está ocorrendo o processo de desapropriação e obtenções de licenças de instalação.
Prazos
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM atualizou o cronograma de entrega de obras das quatro linhas metroviárias na cidade de São Paulo que atualmente estão em expansão.
Durante uma palestra no Fórum Infra 2025, organizado pela revista O Empreiteiro, o coordenador de Planejamento e Gestão da Secretária de Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani, informou no evento que o trecho Vila Prudente-Ipiranga poderá abrir em setembro de 2026, enquanto o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança em setembro de 2026 e o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego em setembro de 2027.