O Metrô de São Paulo lançou nesta quinta-feira, 21 de dezembro de 2023, a licitação para a compra de 44 novos trens. A compra deve custar R$ 3,6 bilhões e a sessão pública de entrega de propostas será em 20 de março.
A compra deve ser contemplada por financiamento por meio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo pontuou o site MetrôCPTM, o primeiro trem poderá chegar no começo de 2026.
Trens sem condutores
Em março de 2022, o Metrô realizou uma audiência pública para aquisição de 44 novos trens para operação em suas linhas, com grandes possibilidades da frota operar na Linha 2-Verde, que deve ganhar 8 quilômetros de extensão até a Penha.
Os novos trens terão passagem livre entre carros (open gangway), layout dos assentos é “misto”, ou seja, bancos virados para frente ou para trás da composição de um lado e bancos virados para as laterais, do outro.
A frota terá tecnologia “driverless” (GoA4), ou seja, que permite operação sem condutor na frente da composição. Ainda não está claro se haverá de fato a operação sem condutor na linha verde, mas se sabe que esses trens vão estar preparados para este fim.
A nova frota terá ainda tomadas USB para os passageiros carregarem equipamentos eletrônicos, sistema de baterias que, em caso de emergência, devem suportar até 60 minutos, com todos os equipamentos ligados, comunicação visual será por monitores LCD, sinalização das portas utilizarão LEDs coloridos e sistema de comunicação de áudio e vídeo poderá ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO).