O Metrô BH nos últimos dias montou uma estratégia operacional com o objetivo de possibilitar as obras de revitalização da Rede Aérea e Via Permanente do sistema. Segundo comunicado da operadora, a primeira parte da revitalização da linha 1 do Metrô BH conta com a renovação da via permanente e da rede aérea do sistema. Alguns trechos tiveram intervalos prolongados para as intervenções nos últimos dias.
Segundo a empresa, os passageiros do metrô vão sentir grandes benefícios desta revitalização, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional.
De acordo ainda com o Metrô BH, até o final de março de 2024 estão previstas as intervenções do trecho entre as Estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das Estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente. A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional.