Uma das estações mais avançadas da Laranja de metrô é a Santa Marina, e de acordo com comunicado da Linha Uni, concessionária responsável pela construção e posteriormente operação do eixo de transporte, já conta com os serviços de obra bruta concluídos e a construção do edifício técnico em estágio avançado. Outro feito é que 100% das escadas já foram fabricadas e se encontram armazenadas na estação para futura instalação.
A operadora fez um balanço das ações em 2023, e traça planos para 2024: As demais estações têm previsão de atingir esse mesmo status de Santa Marina até o final do primeiro semestre de 2024.
As obras em todas as estações estão em atividade, sendo que cinco delas – Brasilândia, Santa Marina, Água Branca, SESC Pompeia e Perdizes – já ultrapassaram 50% de progresso em obras civis. As escavações das estações mais profundas, PUC – Cardoso de Almeida e Itaberaba – Hospital Vila Penteado, também foram concluídas em 2023.
“A Linha Uni reforça seu comprometimento na maior obra de infraestrutura da América Latina com a excelência na condução do projeto metroferroviário. Nossa dedicação, aliada à expertise de nossa equipe e da equipe da ACCIONA, abrange a construção eficiente e segura, a transformação positiva da mobilidade urbana e o impulso do desenvolvimento socioeconômico da cidade. Estamos determinados a inovar e deixar um legado duradouro para as gerações futuras”, afirma o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
O novo eixo de transporte terá 15 km de extensão e 15 estações, e vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.