Os dezoito ônibus elétricos em operação na cidade de São Paulo que foram produzidos pela BYD (Build Your Dreams), completaram quatro anos de operação. Os coletivos são de chassis BYD D9W, operados pela concessionária Transwolff e rodam na linha 6030-10 Unisa Campus 1-Terminal Santo Amaro, na Zona Sul paulista. A fabricante classifica a operação ao longo desses quatro anos como “um sucesso”.
De novembro de 2019, quando os ônibus elétricos da BYD passaram a circular em São Paulo, a novembro de 2023, a operação da frota deixou de emitir 15.768 toneladas de CO2, o que equivalente ao plantio de 112.536 árvores. Os veículos percorreram no período 3,4 milhões de quilômetros e transportaram 10,5 milhões de passageiros.
“O Brasil tem evoluído na discussão sobre mobilidade elétrica e São Paulo está em nível avançado com a maior frota. Os ônibus elétricos da BYD têm apresentado resultados extremamente positivos, com maior economia de custos com manutenção e menor gastos com combustíveis”, afirma o diretor da divisão de ônibus BYD Brasil, Bruno Paiva.
Cada um dos 18 ônibus possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que rode o dia inteiro. À noite, quando retornam para a garagem é feita a recarga nas baterias. Os veículos são totalmente acessíveis, com piso baixo e oferecem total conforto e comodidade aos passageiros como ar condicionado, Wi-Fi e tomadas USB.
A bateria de ferro-lítio adotada pela BYD é a única bateria que, em contato com o oxigênio, não explode e não pega fogo, de acordo com a fabricante. Outra vantagem da bateria de ferro-lítio é que ela será usada 15 anos nos ônibus e depois ainda poderá ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia.
Recentemente o Via Trolebus conheceu a fábrica da BYD em Campinas. Confira neste vídeo: