O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, voltou a defender a concessão das linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Durante participação no Fórum Político XP, o governador citou a folha de pagamento das empresas operadoras. “A gente tem que cortar gastos. Se não cortar gastos, estados vão quebrar. Vamos fazer as concessões das linhas da CPTM, vamos fazer as concessões das linhas do Metrô…tem uma razão de fundo sobre isso…Não da para ter um Metrô que a folha de pagamento custe R$ 2,2 bilhões por ano. Não da para ter uma CPTM que a folha custe R$ 1,2 bilhões por ano“, afirmou.
A medida anunciada pela atual gestão vem provocando uma série de greves e paralisação. Somente em dois meses, foram duas greves e uma paralisação surpresa.
Leilão das linhas 11, 12 e 13 em 2024
Na ocasião, Tarcísio citou que o leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM deve ocorrer em 2024. Será o segundo pacote de concessão das linhas operadas pela estatal, após o leilão da Linha 7-Rubi, que ocorre em fevereiro do ano que vem.
Até 2025, os planos do governo do estado é leiloar também as linhas 10-Turquesa e a nova 14-Ônix.