No último dia 17 de dezembro, um trem de natal que cortou São Paulo, cruzou a região metropolitana no entorno da capital paulista.
A composição partiu de Santa Fé do Sul, perto da divisa do estado com o Mato grosso do Sul em 2 de dezembro e foi até Santos no dia 21.
O comboio de natal é formado por alguns carros históricos. A Série 1000 PI-3102, ou Salão Bar, foi fabricado pela Mafersa em 1962 e é da mesma série dos “irmãos” que rodam no Expresso Turístico da CPTM. Esse Carro e cativo do trem de Guararema, geralmente faz os trens Especiais durante o ano ou eventual uso pelas Concessionárias quando este é requisitado para algum evento ou visita de Autoridades na Companhia.
Já o carro com pintura azul foi fabricado pela The Pullman Company em Chicago, nos Estados Unidos, para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, entregues em julho de 1952. Rodaram no trem expresso de luxo da companhia, servindo principalmente o eixo Luz-Barretos Luz-Garça e posteriormente Luz-Panorama, após a encampação da FEPASA Ferrovia Paulista S/A no ano de 1972 esses carros foram rebaixados para trens paradores e expressos noturnos, servindo também o trecho da antiga Estrada de Ferro Araraquarense entre Araraquara e Santa Fé do Sul, cumprindo com suas funções até o ano de 1998 quando foram sendo gradativamente desativados até a privatização das ferrovias paulistas e extinção dos trens de passageiro de longa distância.
A litorina da CPTM, ou o Budd Rail Diesel Car, é uma automotora diesel, foi construída entre 1949 e 1962, e foi reformada pela CPTM. Elas chegaram ao Brasil na década de 50, encomendadas pela Rede Ferroviária Federal (R.F.F.S.A).
O Via Trolebus embarcou na composição na estação Jundiaí, da Linha 7-Rubi, rumo a Estudantes, em Mogi das Cruzes, com uma viagem de quase 100 quilômetros.
No caminho as paisagens do estado de São Paulo como regiões de mata e cidades, além dos curiosos nas estações. Na chegada na Luz, o encontro com outros trem de natal, estilizados pela CPTM.
Imagens da viagem: