Divulgação
Ônibus

Câmera de Curitiba aprova aquisição de 70 ônibus elétricos

Por 22 a 7 votos, os vereadores de Curitiba autorizaram a prefeitura a utilizar até R$ 317 milhões na aquisição de 70 ônibus elétricos. Resta ainda a sanção do prefeito Rafael Greca e publicação no Diário Oficial do Município.

A nova frota será incorporada ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) em 2025, ano em que a concessão atual do sistema de transporte coletivo deve ser encerrada. A meta da Prefeitura de Curitiba é que, até 2030, 33% da frota do transporte coletivo opere com emissão zero, chegando a 100% em 2050 (005.00219.2023).

Segundo a Câmara Municipal da cidade, para a aquisição dos coletivos elétricos, o executivo pede, na prática, a inclusão dos artigos 6-A, 6-B e 6-C na lei municipal 12.597/2008, que regulamenta o sistema de transporte coletivo. Os vereadores concordaram que seja definido por decreto do Executivo como as empresas de transporte serão remuneradas por se encarregarem, nessa transição dos veículos a combustão pelos elétricos, da estruturação da infraestrutura de recarga nas garagens de ônibus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus