O Metrô de São Paulo promoveu uma audiência pública para contratar empresa que vai promover cadastro individual de imóveis e avaliação imobiliária individual de imóveis, para fins de desapropriação das áreas necessárias para a implantação do Pátio Vila Medeiros da linha 19-celeste.
O novo eixo de metrô vai ligar as cidades de São Paulo e Guarulhos, da estação Anhangabaú até Bosque Maia. A Linha 19-Celeste deve ter 15 estações e 17,6 km.
Participaram cinco empresas e consórcios, mas a CTA Consultoria apresentou o melhor lance, que agora será analisado pela equipe técnica da operadora.
O novo eixo de transporte recentemente recebeu licença Ambiental Prévia.
O Pátio Vila Medeiros
Vila Medeiros é um distrito situado na Zona Norte da cidade de São Paulo, e a região deverá abrigar um futuro pátio do Metrô, com a função de abrigar a frota de 31 composições e complexos de manutenção.
Curiosamente, o bairro em si não terá uma estação, e a mais próxima aos moradores será a futura Jardim Julieta.
O futuro local poderá ser construído no limite entre os dois municípios, no cruzamento entre as Rodovias Dutra e Fernão Dias, conforme mapa abaixo extraído do “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste”:
O local conta com uma grande área aparentemente desocupada e sem uso, e está as margens do Rio Cabuçu. Há ainda, de acordo com as informações no relatório, a previsão de desapropriação da garagem de uma empresa de ônibus que atua na zona norte de São Paulo.
Está previsto para o Pátio Vila Medeiros:
• 48 baias para trens estacionados;
• 11 baias exclusivas para manutenção e limpeza;
• Edifício administrativo;
• Subestação;
• Estacionamento para funcionários.