Monotrilho da Linha 17-Ouro | Imagem ilustrativa
Metrô SP

44 novos trens do Metrô de SP poderão rodar sem operador

Nesta quinta, o Metrô de São Paulo lançou edital para a compra de 44 novos trens para as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A primeira composição poderá chegar em 2026.

O documento mostra algumas novidades nos novos trens em relação aos que atualmente operam nos eixos de transportes, e talvez a maior diferença seja que os novos comboios estejam prontos para a operação sem condutor.

O edital cita que “na cabeceira dianteira do Carro A deve abrigar um console de condução embutido e com uma
tampa escamoteável e removível, projetada de forma ergonômica e atender à norma UIC 651 OR para operar em pé.”

Foto: Diário dos Trilhos

O CCO vai poder monitorar o operador. “No teto sobre o console deve ser instalado uma câmera, com lente grande angular, e a iluminação focadas na direção do console para que o operador do CCO oriente o atendente, em caso de operação manual.”

A abertura ou tentativas de abertura da tampa escamoteável do console deve ser detectada e enviada ao registrador de eventos, ao CCO e ao TCMS.

A princípio, haverá cabine nos trens, mas o edital mostra que elas poderão ser removidas. “Deve ser previsto no projeto do trem a instalação de um módulo de cabine”, diz um trecho, enquanto o ítem seguinte fala na possibilidade de “remover completamente este módulo sem a necessidade de modificar os acabamentos internos laterais, teto e pisos.”

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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