CPTM

ViaMobilidade pode iniciar devolução de trens para a CPTM no começo de 2024

Renato Lobo | Via Trolebus

Os trens emprestados pela CPTM à ViaMobilidade devem começar a serem devolvidos no início de 2024, segundo uma entrevista do presidente da estatal, Pedro Moro, ao Valor Econômico. Tratam-se de 20 composições da série 7000, 7 da série 8500 e oito da 7500.

Segundo noticiou o site Diário dos Trilhos, a ViaMobilidade deveria ter devolvido 16 trens para a CPTM até novembro e multa de R$ 44 milhões pode ser aplicada. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) instaurou quatro processos sancionadores contra a operadora por atrasos na devolução de 16 trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, resultando em uma multa de R$ 44 milhões.

Já a empresa atribui estes atrasos a problemas com a fabricação de seus 36 novos trens comprados da Alstom. Até agora apenas sete trens chegaram, sendo que quatro deles estão em operação.

Renato Lobo | Via Trolebus

Houve melhora, diz Moro sobre ViaMobilidade

Na avaliação de Moro, segundo a entrevista do Valor, as falhas nas linhas 8 e 9 se devem ao “período de maturação” da gestão do ativo. “Desde o início da concessão, que foi conturbado, até hoje, houve uma melhora. Acho que a tendência é que isso seja equacionado”, diz. Moro avalia que houve um aprendizado, que se reflete no edital da linha 7, para evitar que falhas se repitam.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus