Imagem enviada pelo leitor Lucas Farina Lima mostra equipes realizando análise de solo para a futura Linha 22-Marrom do Metrô, na região da Cidade Universitária. O novo eixo metroviário deve ligar São Paulo, na estação Sumaré, até Cotia, passando pela USP e Osasco.
Em junho, a operadora assinou contrato com na Dsoares Empreendimentos e Construções Ltda para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para execução de investigações geotécnicas / sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas para subsidiar o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da linha 22. A empresa terá até 2024 para mapear o solo do trecho que será atendido pelo ramal.
O Metrô ainda em maio assinou contrato com o Consórcio Systra Prime L22 para serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha 22. Neste caso são 39 meses.
A linha 22 terá 29 quilômetros de extensão, ligando as estações Cotia e Sumaré. O novo eixo de transporte está na fase do anteprojeto de engenharia. O estudo é um passo anterior do projeto básico, análise final para a construção de um novo eixo de transporte de alta capacidade. O projeto prevê 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.