O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, falou a respeito da continuidade da operadora, mesmo em um cenário de extinção de sua atribuição como operadora.
Em entrevista ao Valor Econômico, Moro afirmou que a empresa que hoje opera cinco linhas de trens metropolitanos poderá ser planejadora de novas rotas.
“Se, por um acaso, as concessões forem realmente feitas, a CPTM deverá apoiar o planejamento do transporte sobre trilhos para o restante de São Paulo. Ainda há uma carência grande no Estado, que precisa fazer ligações regionais. Hoje temos o projeto do trem até Campinas, também há os de São José dos Campos, Sorocaba, Santos, mas outros precisam ser feitos para o interior do Estado. O papel deve ser de planejamento e de gestão das concessões”, disse Moro.
Há algumas novas ligações sendo estudadas na própria região metropolitana, como a Linha 14-Ônix, que vai ligar o Jardim Irene em Santo André, até Bonsucesso em Guarulhos, além da Linha 24 que pode ligar o Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, até Alphaville.
Linhas no interior
A CPTM desenvolve projetos de novas linhas no interior do estado. A informação é de outra entrevista de Moro,em participação do ABIFER Conversa, no canal da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária no Youtube.
“A gente tem projetos em desenvolvimento de ligações ferroviárias no interior do estado”, disse o presidente da estatal.
A resposta foi dada a uma pergunta sobre um cenário onde a CPTM não seria mais uma operadora, com as concessões previstas até 2025. De acordo com Moro, há uma necessidade de regulação do setor, e a CPTM poderia participar desse processo.
O presidente da operadora ainda enxerga que aa CPTM poderia exercer o papel de gerenciamento de obras, além do planejamento de setor de trilhos do estado.