O Metrô de São Paulo solicitou à Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo – SVMA, a Licença Ambiental de Instalação de obras do monotrilho da Linha 15-Prata.
A autorização prevê a ciclovia após a estação Jardim Colonial até a Rua Forte do Triunfo, além da via elevada para os trens entre a Rua Forte do Triunfo e a alça de acesso à Av. Jacu Pêssego.
Prazos
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM atualizou o cronograma de entrega de obras das quatro linhas metroviárias na cidade de São Paulo que atualmente estão em expansão.
Durante uma palestra no Fórum Infra 2025, organizado pela revista O Empreiteiro, o coordenador de Planejamento e Gestão da Secretária de Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani, falou a respeito das entregas previstas na Linha 15.
Epifani informou no evento que o trecho Vila Prudente-Ipiranga poderá abrir em setembro de 2026, enquanto o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança em setembro de 2026 e o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego em setembro de 2027.
Mais passageiros
O monotrilho da Linha 15-Prata bateu novo recorde de passageiros transportados. Segundo relatório Passageiros Transportados por Linha – 2023, divulgado no site da operadora, em setembro o sistema de transporte teve uma média de 128 mil passageiros transportados por dia. A máxima diária chegou a 134 mil passageiros.
O recorde tinha sido batido em agosto, quando a média diária tinha sido de 124 mil passageiros por dia, e a máxima em 131 mil usuários/dia.
O monotrilho tem 14,6 km de extensão e onze estações, ligando a Vila Prudente até o Jardim Colonial. A operação plena no trecho mais demandando, entre a Vila Prudente e São Mateus, ocorreu um pouco antes da pandemia de covid-19, que retirou passageiros dos transportes por conta do isolamento social. Ainda em 2020, a Linha 15 ficou quase 3 meses paralisada após partes de um pneu se soltar e cair na via.