A Linha 2 do Metrô de Santiago ganhou uma nova extensão nesta semana. Essa extensão de 5,2 quilômetros inclui quatro novas estações: El Bosque, Observatorio, Copa Lo Martínez e Hospital El Pino e beneficiará mais de 651 mil habitantes reduzindo o tempo de viagem em 42% em comparação com o atual, chegando a aproximadamente 24 minutos (contra 41 minutos atualmente). O eixo deve atender a 30.000 passageiros diariamente. O sistema conta com tecnologia de sinalização e automação da Alstom.
“Essa extensão é outro exemplo do compromisso de longo prazo da Alstom com o Chile e o metrô de Santiago. Temos orgulho de fornecer essa tecnologia de ponta que garantirá altos níveis de segurança, confiabilidade e eficiência. Na Alstom, seguimos contribuindo para uma mobilidade inteligente e de alto padrão para o Metrô de Santiago, algo que temos feito desde a sua criação, há quase 50 anos”, diz Denis Girault, Diretor Geral da Alstom no Chile.
A tecnologia instalada possibilita que os trens circulem sob o controle do sistema de intertravamento e do sistema de controle automático de trens (SACEM) da Alstom, que garante a segurança dos passageiros ao auxiliar o condutor, otimizando a aceleração e a desaceleração dos trens, reduzindo assim o consumo de energia e proporcionando uma viagem mais confortável para os passageiros. Além disso, isso possibilitará manter o intervalo de tempo entre os trens como na linha existente.