Metrô SP

Metrô contrata análise de desapropriação para a Linha 2 após Vila Madalena

O Metrô de São Paulo divulgou por meio do Diário Oficial do Estado, a contratação de cadastro e avaliação de terrenos para expansão da Linha 2-Verde a oeste, até Cerro Cora.

A contratação prevê a “prestação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para cadastro individual de imóveis, avaliação imobiliária individual de imóveis, busca e obtenção de documentos, análise fundiária e montagem dos processos administrativos para fins de desapropriação das áreas necessárias para a implantação da linha 2 – verde – trecho Vila Madalena-Cerro Corá”. A Sessão pública de recebimento de documentos e propostas deve ser realizada em 07 de dezembro de 2023.

Enquanto isso, a empresa toca, por meio de contratadas, a elaboração do projeto básico da extensão.

Extensão prevista nos anos 90

Em 1995, o Metrô iniciou o análises para a ampliação da Linha 2 a oeste de Vila Madalena. Esse projeto foi apresentado em 1999, dentro do Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU) Horizonte 2020, prevendo-se a expansão pelo distrito da Lapa sob a Rua Cerro Corá até o cruzamento desta com a Rua Pio XI, em um total de 2,9 mil metros de extensão.

Na época era prevista a ligação com outra linha do metrô que seria semicircular entre a Estação Bresser e a região do Rio Pequeno, passando pela Zona Norte de São Paulo. Tudo indica que esse projeto foi suprimido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus