SPTrans

Mercedes deve entregar 50 ônibus elétricos para São Paulo

Divulgação

Durante e evento para jornalistas nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, o diretor de vendas e Marketing da empresa, Walter Barbosa, informou que a fabricante deve entregar 50 ônibus elétricos para o sistema de São Paulo. Vinte e cinco já foram finalizados.

Deste lote, 40 veículos serão para a Metrópole Paulista, oito para a Mobi Brasil e dois para a Sambaíba. Os chassis são o eO500U, que foi desenvolvido a partir de 2018. As compras dessas empresas podem passar das 500 unidades.

Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos, que segue a tendência mundial da eletromobilidade, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. 

Todos serão de carroceria Caio, com exceção das duas unidades da Sambaíba que serão da empresa Marcopolo. A previsão de entrega é para até o final deste ano. Os ônibus devem operar a partir de janeiro de 2024.

Os veículos contam com autonomia de 250 quilômetros, e a empresa promete um consumo mais otimizado, com eficiência energética. A Mercedes fala em uma bateria de última geração que carrega mais energia por kg.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.  

Testes no Chile

Cerca de 40% da fábrica de São Bernardo do Campo que produz ônibus são destinados a exportações.

Em breve, um modelo da empresa elétrico deve ser testado no Chile.

Uma unidade, encarroçada pela Caio, será enviada ao país andino para um programa de demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo. Trata-se de uma ação  resultado de uma parceria com a Daimler América Latina e com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.