Trabalhadores do Metrô de São Paulo, representados pelo Sindicato dos Metroviários, se reúnem nesta quarta-feira, 22 de novembro de 2023, para tratar sobre uma possibilidade de greve na próxima terça-feira, 28 de novembro de 2023. Sindicatos que representam os trabalhadores da CPTM também sinalização a greve no mesmo dia.
As categorias são contra a concessão das linhas, anunciada pelo governo estadual. A última paralisação ocorreu no começo do mês de outubro, e afetou as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, monotrilho da Linha 15-Prata, além das linhas de trem 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
“Essa postura intransigente do governador não diminuiu a resistência. Depois da poderosa greve do dia 3 de outubro, a luta cresceu: mais categorias se somaram às mobilizações. Nosso Sindicato seguiu apostando na unidade com outras categorias e um novo dia de greve unificada foi marcado: 28/11. Agora, além de trabalhadores do Metrô, CPTM, Sabesp, a luta unificada conta com os professores, trabalhadores da saúde e Fundação Casa.” – diz comunicado da entidade.