O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a concessionária Metrô Rio, assinaram, nesta quinta-feira (23/11), um memorando de intenções para a retomada das obras da estação de metrô da Gávea.
“É um avanço concreto e significativo para um dos maiores desafios da mobilidade urbana da Cidade do Rio. A retomada das obras da estação Gávea, paralisada há oito anos, vai destravar o desenvolvimento do sistema metroviário do nosso estado. Estamos trabalhando fortemente para construir soluções que ofereçam à população um o sistema de transporte digno e eficaz“, afirmou o governador Cláudio Castro.
Trata-se de um memorando de intenções, e o documento pode ser ajustado até que se chegue a um acordo definitivo. A proposta prevê que a concessionária MetrôRio estabelece um contrato com as empresas do consórcio (OEC e Carioca) que iniciaram as intervenções em 2015, com a anuência do Estado.
Serão investidos R$ 600 milhões e, em em troca, a empresa segue com a operação por mais dez anos. Quando for aprovado o projeto, serão mais 36 meses de obra.
A solução proposta é resultado de um grupo de trabalho formado pela Setram, RioTrilhos, Procuradoria Geral do Estado e MetrôRio, que analisou a viabilidade jurídica, econômica e técnica de retomada das obras. O próximo passo será apresentar a proposta para aprovação dos órgãos de controle: Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público.