Conteúdo Patrocinado

Escadas rolantes das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda percorrem a distância de 7 campos de futebol

Somados, elevadores alcançariam o tamanho de 9 estátuas do Cristo Redentor; batalhão de 260 colaboradores garante a eficiência do serviço

Você já imaginou uma escada rolante do tamanho de 7 campos de futebol? Ou um elevador que alcançasse a altura de dois prédios do “Banespão”, atual Farol Santander? Essas são as somas das extensões aproximadas de dois tipos de equipamentos administrados pela ViaMobilidade, os elevadores e escadas rolantes presentes nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

Ao todo, são 58 escadas rolantes – 18 na Linha 8 e 40 na Linha 9 – , cada uma com extensão média de 13,5 metros. Somadas, elas alcançam 783 metros de extensão, o que equivale ao comprimento de mais de 7 campos oficiais de futebol, com as medidas adotadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol): 105 metros.

Quanto aos elevadores, são 69 em operação – 28 na Linha 8 e 41 na Linha 9. A distância de um pavimento a outro nas estações é de aproximadamente 5 metros. Se fosse possível “empilhar” essas viagens, os 58 elevadores percorreriam a distância de 345 metros, o que equivale, aproximadamente, à altura de dois prédios do Banespão (161 metros) ou a 9 estátuas do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (38 metros).

Para manter esses equipamentos em pleno funcionamento, é necessário um batalhão de técnicos. São 260 colaboradores que atuam 24 horas por dia em manutenções e modernizações, além de realizarem constantes cursos de capacitação.

Desde o início da concessão, em janeiro de 2022, os técnicos já realizaram 3.784 ações de manutenção preventiva nas escadas rolantes da Linha 8 e 2.080 na Linha 9. Nos elevadores, foram 3.404 intervenções na Linha 8 e 4.208 na Linha 9. Segundo Michelangelo Andrade, gerente responsável pela manutenção de equipamentos fixos da ViaMobilidade, “o planejamento e a execução das atividades preventivas se baseiam em documentações oficiais da Concessionária, criadas pela área de Engenharia, e atualizadas sempre que necessário, considerando as normas regulamentadoras vigentes”.

Alguns trabalhos são mais complexos. É o caso do que foi feito nas estações Osasco, Jandira e Itapevi da Linha 8. “Efetuamos a reforma total de cinco elevadores em seu conjunto estrutural com o intuito de substituir elementos mecânicos para garantir a segurança no uso. Também foram modernizados quatro painéis de comando de diferentes elevadores, o que contribui para a redução de falhas e garante maior disponibilidade do equipamento. Nas escadas rolantes, tivemos até o momento a modernização de três painéis de comando elétricos e temos a previsão de executar o mesmo serviço em mais quatro escadas até o fim de dezembro de 2023”, completou Andrade.

Investimentos

A ViaMobilidade investe em melhorias nas linhas 8-Diamante 9-Esmeralda desde o início da concessão, em janeiro de 2022. O plano de investimentos prevê cerca de R$ 4 bilhões somente nos três primeiros anos, dos quais mais de R$ 2,5 bilhões já foram aportados. Os investimentos incluem a aquisição de 36 novos trens, com dois deles já em operação e outros dois em estágio avançado de testes. Entre as melhorias realizadas estão a modernização de elevadores e escadas rolantes nas estações, as trocas de trilhos e dormentes, o aperfeiçoamento dos sistemas de
alimentação elétrica e sinalização, sempre com foco na segurança e na eficiência da operação.

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus