A nova via que será construída para o trem intercidades, entre São Paulo e Campinas, deve permitir trens com operações máximas de 140 km/h. A informação consta no Estudo de Impacto Ambiental – Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e Segregação Noroeste do Transporte Ferroviário de Cargas (SNO), na qual o Via Trolebus teve acesso.
O texto menciona que o “serviço ferroviário é proposto para possibilitar a ligação expressa entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas”. O termo “expresso” se refere a uma operação sem paradas nas diferentes estações locais existentes no trecho.
“A velocidade máxima de projeto é de 140 km/h e bitola da via férrea é de 1.600 mm. A extensão total em superfície é de 103,875 quilômetros.” – diz o texto. A concepção formulada é que tal serviço permita uma viagem entre
Campinas e São Paulo (Estação Barra Funda), com parada em Jundiaí, no tempo máximo de 1h e 4 minutos no sentido predominante. Isso significa que a operadora deve seguir o tempo de viagem estipulado acima.
No trecho entre as Estações Barra Funda e Jundiaí, o Projeto Conceitual e Referencial prevê a implantação de uma via (via singela) com sidings (desvios) para operar com fluxos contrários posicionada entre as vias da Linha 7 e a via da Segregação Noroeste.
Já entre Jundiaí e Campinas, a via do TIC Serviço Expresso ficará posicionada no lado leste da faixa, enquanto a nova via de carga será instalada no lado oeste da faixa. Neste trecho haverá o compartilhamento das duas vias entre o TIC Serviço Expresso e o Trem Intermetropolitano.
O leilão do serviço que prevê também a operação da Linha 7 e o Trem Intermetropolitano está marcado para o final de fevereiro de 2024.