CPTM

Confira detalhes da estação Lapa “unificada” entre linhas 7 e 8

Renato Lobo | Via Trolebus

As duas estações da Lapa de trem devem ser unificadas, com a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM e a segregação dos trilhos de carga e passageiros, no trecho entre Barra Funda e Jundiaí.

De acordo com o EIA-Rima do projeto de Trem Intercidades, na qual o Via Trolebus teve acesso, na região da nova estação devem passar oito vias, sendo, duas para o Trem Intercidades (São Paulo-Campinas), duas para trens de carga, duas para a Linha 7-Rubi e duas para a Linha 8-Diamante, o que significa que haverá integração entre essas duas linhas:

EIA-Rima do projeto de Trem Intercidades

O documento ainda cita que “poderá ser necessária a demolição da estação existente e construção de uma estação nova com desenvolvimento em mezanino, plataforma central em nível e passarela pública de transposição das futuras vias MRS e TIC e das vias remanejadas da CPTM com dois edifícios de acesso acessíveis por escadas rolantes e elevador”.

EIA-Rima do projeto de Trem Intercidades

Para o projeto, em razão da demolição da estação atual, necessária para implantação da SNO, uma estação será
construída pela MRS no mesmo local com a seguintes diretrizes e intervenções:

  • Alargamento e aumento do comprimento de uma das plataformas laterais existentes, a partir da demolição dos segmentos remanescentes das vias existentes ao sul da estação atual, buscando as soluções que afastem a necessidade de desapropriação para este fim, e caracterização de uso como central, ao sul da estação, permitindo a distribuição dos fluxos de embarque, desembarque, circulação e acesso de
    passageiros à plataforma;
  • Desapropriação de áreas de terceiros, lados norte e sul, para liberação de espaço para a construção dos novos acessos que atenderão à futura estação Lapa unificada, prevendo unificação das Linhas 7 e 8;
  • Construção de novos acessos acessíveis a norte e a sul que atenderão à futura Estação Lapa unificada prevendo unificação das Linhas 7 e 8;
  • Construção de passarela dentro de todas as normas de acessibilidade e segurança. Interligando os novos acessos com o Mezanino da Estação Lapa;
  • Construção de mezanino superior da Estação Lapa para apoio operacional da CPTM, interligando com a plataforma central;
  • Construção de passarela provisória para acesso à área paga e interligação das plataformas durante o faseamento de obras, se for o caso;
  • Durante o faseamento das obras, sempre deverá ser garantido o acesso a partir das ruas adjacentes para a plataforma pelos acessos norte e sul;
  • Demolição de prédio lado sul e passarela entre os edifícios norte e sul da estação existente para liberar espaço para a continuidade do alargamento da plataforma, operando como central;
  • Construção de passarela de serviço, para atendimento operacional da CPTM, da plataforma interligando com o acesso às oficinas;
  • Demolição da passarela provisória implantada para atendimento ao faseamento de obras e demolição do prédio Norte existente para liberar espaço para passagem da via da Segregação Noroeste.

    EIA-Rima do projeto de Trem Intercidades

As plataformas

As vias do Serviço Expresso e Serviço Linha 7 e da Linha 8 Diamante irão incorporar a Estação Lapa, com duas plataformas centrais justapostas. O local de sua implantação corresponde à aproximadamente o ponto intermediário entre as duas estações, hoje existentes, na Linha 7 e Linha 8 Diamante, próximo do centro comercial do Bairro, em frente ao Mercado Municipal da Lapa.

Renato Lobo | Via Trolebus

Os acessos estão próximos das atuais estações Lapa da Linha 7 da CPTM, da Linha 8 da Via Mobilidade e do Terminal de Ônibus da Lapa.

Linha 20-Rosa

O documento cita ainda que na fase do projeto executivo da Estação Lapa, deverão ser consultados eventuais projetos associados que possam se relacionar a este, sobretudo o projetos da Linha 20 do Metrô, que parte de Santa Marina, cruza a Lapa e depois vai até Santo André.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus