Uma empresa chinesa que veio forte no Brasil, e mira diversos setores, como o automotivo, ônibus e até sistemas de monotrilho. No segundo vídeo da série sobre ônibus menos poluentes, o Via Trolebus mostra os coletivos da BYD.
A fabricante chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Em 2020, foi iniciada a operação de sua terceira fábrica, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Recentemente, a empresa assumiu a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, com investimento de R$ 3 bilhões.
São José dos Campos é uma importante cidade paulista, e conta com ônibus elétricos articulados produzidos pela fabricante. Há ainda negociações com outras cidades, inclusiva com a maior capital brasileira.
Na américa latina, a empresa já forneceu frotas de ônibus com quantidade expressiva para o Chile e Colômbia. Quando chegou no Brasil, a empresa apresentou veículo com carroceira própria. Mas a BYD entendeu que o mercado brasileiro tem a tendência de comprar a carroceria separado do chassi. Foi então que a empresa apresentou ônibus elétricos das principais encarroçadoras.
Em entrevista (vídeo abaixo), o Diretor da divisão de ônibus da BYD do Brasil, Bruno Paiva, diz que a manutenção dos ônibus elétricos é mais barata se considerar o quilômetro rodado, além de economia no combustível. No fim das contas, é menor o custo de operação.