Wuhan foi o primeiro epicentro do coronavírus, mas a cidade chinesa agora é mencionada nos jornais mundiais não por uma crise sanitária, mas por ganhar um transporte diferente.
A região ganhou um monotrilho suspenso, o chamado Optics Valley Skyrail, com veículos com piso de vidro que proporcionam aos passageiros uma visão ampla. A primeira fase da linha, de 10,5 km, destinada principalmente a turistas, vai de Jiufengshan, no Parque Florestal Nacional de Jiufeng, até Longquanshan.
O serviço de passageiros começou no dia 26 de setembro, com intervalos de 10 minutos entre as 8h00 e as 20h00. A operação é sem motorista, com velocidade máxima de 60 km/h.
Os trens movidos a bateria de pneus de borracha Photon foram fornecidos pela CRRC Qingdao Sifang, que oferece o projeto em dois a seis carros, e velocidade máxima de 70 km/h.
Os conjuntos de dois carros para Wuhan têm capacidade para 220 passageiros. Projetada tanto para deslocamentos como para passeios turísticos, a janela de visualização transparente no piso e as janelas convencionais juntas proporcionam uma visão de 270° que, segundo o fabricante, “trará aos passageiros uma nova experiência de pilotagem” com “cenários fluidos no ar”.