A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá deve cadastrar o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Cuiabano para receber recursos do Novo PAC de Mobilidade do Governo Federal.
“O pessoal responsável por isso, junto ao Ministério, junto à coordenação do PAC, entrou em contato com o deputado Emanuelzinho, falando que não tinha sido cadastrado ainda e que eles estão esperando com muita ansiedade o cadastramento do VLT Cuiabano, pois já há uma simpatia generalizada da área técnica”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
O chefe do executivo ainda criticou a adoção de um corredor de ônibus no lugar do extinto VLT entre a cidade e Várzea Grande.
“Eu vou trazer carroça de novo para cá, a troco de quê? BRT foi sucesso 50 anos atrás em Curitiba, quando Jaime Lerner teve o primeiro mandato dele de prefeito e idealizou os corredores exclusivos de ônibus. Aí agora, 50 anos depois, com mais de R$ 1 bilhão gasto, Cuiabá perde a oportunidade de ter um meio de transporte moderno, sustentável, que dá dignidade aos usuários de transporte coletivo, que impacta o desenvolvimento econômico, que valoriza a cidade, que muda completamente o conceito de desenvolvimento urbano? As principais cidades do Brasil e do mundo estão largando o BRT e indo para o VLT”, finalizou.