A Volvo deve demonstrar em novembro seu novo ônibus elétrico BZL em São Paulo. De acordo com comunicado da empresa, o modelo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital paulista.
O veículo está equipado com quatro baterias de 94kWh, o que lhe dá autonomia para rodar 300 km no ciclo urbano antes de retornar à garagem para recarga. O motor elétrico tem potência de 200kW e torque de 425Nm, o que confere bom desempenho no “anda e para” do trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela marca
Com 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.
“São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo.