Os trens de alta velocidade alemães ICE 4 devem a operar até a Áustria, substituindo os trens interurbanos. Os comboios ICE 3neo serão introduzidos no trajeto Renânia do Norte-Vestfália, Frankfurt, Stuttgart e Munique.
Após regulamentação dos órgãos competentes, serão também introduzidos nos serviços para Amsterdam e Bruxelas. Os trens Railjet da Ferrovia Federal Austríaca (ÖBB) também substituirão os trens EC na rota do Brenner entre Munique e Itália.
A ÖBB e a DB estão expandindo a sua cooperação em serviços noturnos, introduzindo trens Nightjet de Berlim para Paris e Bruxelas. Estes serviços funcionarão inicialmente três vezes por semana, aumentando para um serviço diário a partir do outono de 2024, duplicando o número de serviços Nightjet de Berlim.
“Estamos agora colhendo os frutos da nossa estratégia de frota dos últimos anos”, afirma o membro do conselho do DB para transporte de passageiros de longa distância, Michael Peterson. “Estávamos certos em manter a expansão da nossa frota de longa distância, apesar da pandemia. Desta forma, os nossos passageiros beneficiam duplamente: experimentam o conforto dos novos veículos e beneficiam das novas ligações que podemos oferecer adicionalmente com mais comboios. Com dois comboios por hora entre Berlim e Hanôver, bem como Berlim e Munique, estamos a dar mais um passo em direção ao Deutschland Takt.”