A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM atualizou o cronograma de entrega de obras das quatro linhas metroviárias na cidade de São Paulo que atualmente estão em expansão.
Durante uma palestra no Fórum Infra 2025, organizado pela revista O Empreiteiro, o coordenador de Planejamento e Gestão da Secretária de Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani, falou a respeito das entregas previstas nas Linhas 2-Verde, 6-Laranja, 15-Prata e 17-Ouro:
Linha 2-faseada
Segundo previsão na apresentação, o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa deve ser entregue antes, em 2026, e o trecho entre Vila Formosa e Penha em 2027.
O trecho deve ter ainda a operação de 22 novos trens.
Linha 6-Laranja: previsão otimista
A apresentação mostra a entrega de 15 estações em outubro de 2025. É diferente, entretanto, do prazo informado pelo Governador Tarcísio de Freitas, que durante evento nas obras , informou que um trecho poderia ser entregue em partes em 2026. Segundo ele, o trecho entre a Brasilândia e a Água Branca poderá abrir em 2026.
Linha 15 com três datas
Epifani informou no evento que o trecho Vila Prudente-Ipiranga poderá abrir em setembro de 2026, enquanto o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança em setembro de 2026 e o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego em setembro de 2027.
Linha 17-Ouro
Já sobre a linha 17, o coordenador de Planejamento e Gestão da Secretária de Transportes Metropolitanos fala na entrega da linha toda em 2026.
VLT e BRT
Sobra a conclusão do segundo trecho do VLT de Santos e o BRT ABC, a previsão da secretaria é a entrega em dezembro de 2024.