A PROGRESS Rail entregou duas locomotivas híbridas do modelo EMD GT38H diesel-elétrica para a Rumo Logística. A GT38H conta com gerador e um banco de baterias de íons de lítio.
Deve ser testada durante seis meses na Malha Sul, entre Guarapuava e Desvio Ribas, na região brasileira de Ponta Grossa. A área de teste foi escolhida por conta de aclives e declives, o que exige locomotivas capazes de fazer curvas acentuadas. As duas GT38H transportarão a mesma tonelagem que seis locomotivas diesel-elétricas convencionais, em velocidades mais altas.
A primeira locomotiva híbrida a ser implantada no serviço de frete comercial, a GT38H de 60 km/h e 2,2 MW é capaz de carregar baterias regenerativas e externas. A locomotiva tem um esforço de tração inicial de 495kN e um esforço de tração contínuo de 402kN. A capacidade da bateria é de 550 kWh enquanto o esforço de frenagem regenerativa é de 251 kN.
“Com essa tecnologia em nossa rede poderemos avaliar o desempenho da unidade, considerando as características da pista”, afirma o diretor de manutenção da Rumo, Marcus Jorge.