Metrô SP

Reveladas as estações da extensão da Linha 6-Laranja até a Mooca

Túnel que vai abrigar as vias em baixo do Rio Tietê | Renato Lobo | Via Trolebus

O Governo de São Paulo detalhou as estações previstas nas duas extensões estudadas para a Linha 6-Laranja do metrô. De acordo com comunicado da administração estadual, é estudado um acréscimo de sete quilômetros na linha que vai primeiramente conectar a Brasilândia até São Joaquim. Serão outras seis estações: Morro Grande; Velha Campinas; Aclimação; Cambuci; Vila Monumento; e São Carlos.

Extensão norte

Na semana passada, a vereadora de São Paulo, Sandra Santana, se reuniu com André Insper, da Secretaria de Parcerias em Investimentos, onde foi informado a autorização das análises para a extensão norte. Seriam instaladas paradas após a Brasilândia, sendo as estações Morro Grande (perto do pátio) e Velha Campinas. O projeto completo prevê a chegada da Linha 6 até a Rodovia dos Bandeirantes, com mais duas paradas depois de Velha Campinas, sendo a Vila Clarice, quando a Linha 6 faz outra conexão com a Linha 7-Rubi e o terminal Bandeirantes.

Fonte: STM

Extensão leste

Já sobre a extensão leste após São Joaquim, a Linha 6 passaria a correr por duas estações previstas no projeto da Linha 16-Violeta [Oscar Freire-Cidade Tiradentes]: Vila Monumento e São Carlos (Parque da Mooca). Este segundo eixo metroviário foi estudado pelo Metrô para assumir a porção leste da Linha 6. Ainda não se sabe o que poderá acontecer com a Linha 16, com o anúncio da “sobreposição” da extensão da Linha laranja.

Fonte: Metrô de SP

O Metrô de São Paulo lançou editais para a contratação do Anteprojeto de Engenharia/Projeto Funcional, EIA/RIMA e Projeto Básico da Linha 16-Violeta, além de investigações de solo.

Já sobre a Linha 6, o projeto inicial e sem extensões prevê 15 estações ao longo dos 15,3 km de extensão da linha. O ramal será atendido por 22 trens e deverá transportar uma média de 630 mil passageiros por dia. Com as extensões, serão acrescentados mais 250 mil passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus