O pátio Água Espraiada, que está sendo construído em anexo à Linha 17-Ouro do monotrilho, recebeu seu primeiro Track Switch, aparelho uso para que os trens troquem de via, segundo informações apuradas pelo Via Trolebus.
O fato ocorre um pouco mais de um mês após o Governo de São Paulo ter anunciado a retomada das obras da Linha 17-Ouro. O Metrô assinou o contrato com a empresa Agis Construção S.A para a execução das obras civis remanescentes de sete estações, da via e do Pátio.
Em paralelo, o Metrô segue acompanhando in loco os testes de carga com as primeiras composições que estão sendo produzidas pela BYD na China.
“A retomada das obras é um anúncio importante, mas exige sobriedade. Não é momento para qualquer celebração porque a sociedade aguarda esta entrega há uma década. É tempo de continuarmos adotando as medidas que a legislação exige, por meio de punição a eventuais condutas das empresas que não cumprem seu compromisso com a população, além de dar as condições necessárias para que a obra seja finalizada pela nova contratada. O conturbado histórico desta obra da Linha 17 exige mais trabalho e menos palavras, seguindo a linha do que tem sido orientado pelo Governo do Estado“, afirma Júlio Castiglioni, presidente do Metrô.
As obras devem durar 18 meses, a partir da primeira ordem de serviço emitida em setembro. O prazo de conclusão das obras civis remanescentes é no início do segundo trimestre de 2025. Neste período, e após, prosseguem outros trabalhos de implantação de sistemas e fabricação, fornecimento e testes de trens. A previsão é entregar a linha para a operação da concessionária e uso pelo público em 2026.