A futura estação Santa Marina, na Linha 6-Laranja de metrô, entrou na fase de acabamento. O futuro ponto de embarque é uma das quinze estações com estágios mais avançados de construção, em cerca de 56,14% de conclusão.
O Via Trolebus esteve nas obras da Linha 6, e dois vídeos que serão lançados em breve no canal. Na estação Santa Marina, estão sendo testados acabamentos, como piso, azulejos e luminárias.
“Nós fazemos essa montagem com vários tipos de acabamentos diferentes, pisos diferentes e forros diferentes. Por que? Tudo isso sofre uma modelagem em 3D. O projeto nasce todo em BIM. Mas a gente não consegue ter todo aquele sentimento, aquele feeling, só olhando em BIM. O que a gente faz? A gente faz testes em campo para a gente ver se aquele acabamento combina com outro tipo de acabamento, e se os forros são efetivos”, contou Gustavo Coelho Rodrigues, Gerente de Projetos da Linha Uni.
BIM significa Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um projeto. É um modelo virtual, que não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização.
Acessos e passarela
A parada deve ter três acessos, um na Avenida Santa Marina, 1158, outro na Praça Dr. Pedro Corazza, 613 e um terceiro na Avenida Marquês de São Vicente. Haverá ainda uma passarela que deve ligar a região da Universidade Paulista – UNIP até a estação.
A previsão do Governo Estadual é inaugurar o primeiro trecho da Linha 6 entre Brasilândia e Água Branca até 2026.