Na década passada, mapas da malha futura sobre trilhos mostravam uma nova ligação ferroviária entre o ABC e Alphaville, passando pelo sul da cidade de São Paulo, e cidades da Região Metropolitana, como Taboão da Serra e Osasco.
O antes chamado de Arco Sul, depois Arco Oeste-Sul, volta a tona agora com uma nova nomenclatura, de Linha 24-Arco Oeste, de acordo com apuração do Via Trolebus.
Segundo informações obtidas pelo site, análises do Plano Integrado de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de São Paulo – PITU 2040, apontam a nova linha mais enxuta, ligando a região do Campo Limpo, em conexão com a Linha 5-Lilás, até Alphaville, passando pela Linha 4-Amarela (Estação Taboão da Serra) e 8-Diamante (Estação Carapicuíba).
Em um documento mais antigo, o chamado “Projeto funcional e estudos de viabilidade ambiental e econômico-financeira de um novo serviço para atendimento à Alphaville e Tamboré no município de Barueri”, mostrava a Linha ainda menor, indo de Barueri até Taboão da Serra:
Nesta configuração, o novo eixo de transporte poderia ter sua extensão aproximadamente 60% projetada em vias elevada, 20% em implantação em subterrâneo e 20% em superfície. Na Área de Influência Indireta (AII) do empreendimento residem 3,3 milhões de habitantes, enquanto a Área de Influência Direta (AID) atende cerca de 700 mil habitantes.
Nas informações mais recentes, é indicado que o projeto foi revisado, ganhando o eixo sul até Campo Limpo:
VLT
O documento ainda sem a extensão até Campo Limpo prevê a solução metrô leve, com aproximadamente 560 mil
passageiros atendidos por dia útil. Na hora pico da manhã a previsão é de pouco menos de 82 mil passageiros, sendo
45,5 mil no sentido Barueri – Taboão da Serra e 36,5 mil no sentido Taboão da Serra – Barueri. A demanda de máximo carregamento, utilizada para dimensionamento da oferta, está estimada em 28,7 mil passageiros no sentido Barueri – Taboão da Serra e em 19,9 mil passageiros no sentido Taboão da Serra – Barueri.
Neste cenário, a linha teria metrô leve, chamado também de veículo leve sobre trilhos, com seis carros, largura de 2,80 metros e comprimento de 18 metros por carro (trem com 108 metros de comprimento). Esta configuração permite uma capacidade total de 1.200 passageiros por trem.
A Linha 24 poderia ter intervalo de 150 segundos, que será ampliada para intervalos de 130 segundos. Considerando este valor, a frota necessária será de 32 trens, sendo 29 operacionais.
CPTM confirma Linha 24
Em nota ao Via Trolebus, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM confirmou a nova nomenclatura de Linha 24, mas informou que o trecho prioritário ainda não foi definido.
“A CPTM informa que ainda não está definido o trecho prioritário, visto que a Linha 24 – Arco Oeste está em revisão das diretrizes do empreendimento”, informou a operadora.